segunda-feira, 6 de abril de 2009

SOS Bonsai

Queridas amigas e enfermeiras de plantão,

meu namô A-D-O-R-A plantas, mas recentemente ele se ausentou do seu apartamento (que um dia será a Nossa Casa) por uma semana e, quando retornou, encontrou suas suculentas e seu bonsai nas últimas. As suculentas estão indo bem, se recuperam e já, já estarão firmes e fortes novamente. Já o bonsai perdeu quase todas as folhas e, por pouco, não bateu as botas.

Peço àquelas que dominam o assunto, ou dele entendem o suficiente para prestar socorro, que nos ajudem. O pobrezinho tá custando a sair do coma e queremos muuuuuuito que ele sobreviva.


O que devemos (ou não devemos) fazer?

Ajudem-nos!!!

E nós, inclusive o pobrezinho, agradecemos!

Bjokas,

Lets

19 comentários:

Nana disse...

Oh Flor, eu sou terrível para planta rs
Ganhei um manjericão e até conversava com a bichinha...
Mas depois de um mês, adeus plantinha. rs
Bjss

Ruby Fernandes disse...

Oie!!! Passei para conhecer seu blog e agradecer sua visita, volte sempre viu? Bjokas.

Verônica Cobas disse...

Adoraria te ajudar com palavras sábias e não apenas as empíricas. Também ganhei o primeiro bonsai e o fiz morrer. Com o segundo, estou cuidando que nem criança: atenção máxima, carinho extremo. Ele tem sobrevivido, mas como me disseram que é necessário mantê-lo baixo e sem as folhas largas que, por ventura, venham a nascer, acabei por podá-lo ( além de trocar a terra, que é importante). Bom, já acho que o bichinho está mambembe. Três ou quatro folhas já caíram e temo por sua sobrevivência. Enfim, só comentei para dividir o medo que tenho de matar esse também. bjss

Rose Oliveira disse...

Oi querida!
Não entendo muito de bonsai mas vim lhe passar um link de uma engenheira agrônoma muito boa gente que entende tudo de plantas, talves ela possa te ajudar é a grasi, vá lá e tire suas dúvidas com ela, o link: http://jardimdagrasi.blogspot.com
Ah, e quanto ao blog pode ficar a vontade para pedir ajuda ok? Percebi que vc ainda não colocou a lista de amigos que vc visita, se precisar saber como coloca estou aqui prá ajudar, beijinhos :)

Sutana disse...

Oieee!!!! Obrigadinha pela visita.
Eu não sei se com Bonsai é diferente, mas assisti uma palestra na casa gourmet (tem aí em BH) d uma paisagista que disse que se molhar demais uma planta, é como cairmos no mar sem saber nadar=morte.Mas molhar de menos tem como recuperar, a planta não morre, apenas sofre.Perder as folhas não significa morrer.Limpa a sua plantinha, tira as folhas amarelas, secas, caso tenha e continue tratando como antes.Quando qualquer planta tem folhas secas, mortas, ela manda toda energia para tentar salvar,então fica toda "sofrida", por isso tira, aí a sua plantinha direciona as forças para onde precisa.Se tiver alguma dúvida, terei o maior prazer em ajudar, beijos....Su

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Lets , vim agradecer sua visita , adorei te receber em meu bloguinho, cheio de plantinhas mas nenhum bonsai hehehhehehhe.Sabes que sempre quis ter um , mas acho que ainda nõa chegou a hora pq até agora não ganhei nenhum. Infelizmente não vou poder te dar maiores informações, mas minha experiencia com plantas me diz que a opinião de algumas amigas ai de cima são boas , a planta não morre por falta de agua , mas agua demais sim e o jardim da Grasi é tudo de bom, pode pedir socorro a ela , inclusive na internet vc consegue orientações sobre os cuidados com bonsai.
Um grande beijo , bom feriado Leila

Amanda disse...

Oi querida!!! Seja sempre bem vinda no meu cantinho!!!! Adorei seu blog, as artes de sua mãe são lindas... realmente ela é uma artista! Não perca a oportunidade de mostrar pra gente todas essas coisas lindas viu...
Sobre o bonsai, tive um mas não durou muito... estou tentando cuidar de uma pimenteira q achei, e adoro conversar com ela todas as manhãs! rs Mas se eu souber te aviso!
Muitos beijos parabéns pelo blog!

Unknown disse...

OI Lets, mais uma mineirinha na blogosfera! Seja muito bem vinda! A sua mãe é arteira de mão cheia, lindas as pinturas dela! Adorei sua casa e seu jeito de mostrá-la par nós. Infelizmente não posso te ajudar com o bonsai, eu até tenho um lá em casa, mas é marido quem cuida. Vou ver com ele como se faz para cuidar e depois te falo viu? Só muito cuidado com a rega, água demais mata planta ( eu já matei várias regando demais!), água de menos tem chance de recuperar, como já disseram aqui. Beijos

Janice disse...

Que bom saber que você é aqui de BH. Eu moro no bairro Santa Amélia e você, onde mora?
Acho que você deve retirar folhas amarelas ou velhas, galhos secos e levá-la ao sol, molhando pouco, dia sim, dia não.
Espero que ela se recupere.
Beijo:)

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Oi Lets
Vim retribuir a visitinha...como é bom receber gente nova!
Esse cafézinho aí deve ser tudo di bom. Infelizmente não posso ajudar com o Bonsai.Ganhei dois que passaram vendendo na loja do marido e os dois morreram..e olha que sou cuidadosa.
Virei te visitar mais vezes!

bjus
ana maria
blog jeito de casa

Luiza D. Henz disse...

Olá, vim te visitar!! Adorei teu blog,... infelizmente não sei cuidar de um, mas é o sonho de consumo do meu pai,...hehehe

Estou apenas aprendendo a cuidar de um Ciclame, que meu noivo já falou logo que ganhei que será um teste para ver se podemos casar já,... isso se ele sobreviver!! hehehe
Bjos

Hazel Evangelista disse...

Obrigada pela visita!
Bem-vinda à blogoesfera!

Adorei conhecer o teu blog!

Beijos

Talma disse...

Amiga, sou péssima em cuidados com plantas: me dê uma samambaia de plástico para cuidar, que na sua volta ela estará cor-de-rosa...rsss.
Já tive um bonsai e o matei, mas acho que o seu será moleza de cuidar, porque foi falta de água e não excesso. Solzinho nele e pouca água. Mas não deixe de ir no blog que a moça ugeriu, de uma agrônoma. Melhor é ter uma palavra de alguém que conhece a coisa.
Bijocas procê e obrigada pelo carinho!

bia fá disse...

ah não entendo ndinha de nda!
sorry!!
adorei a visita ..volte sempre!
bjos

Laély disse...

Oi! Vim aqui conhecer seu cantinho.
Já desisti de bonsai há algum tempo, pois parece ser necessário sabedoria oriental pra tratar dele. São plantas que estão sempre no limite!
Olha, também sou nova nesse negócio de blog e não tem que ficar se desculpando. A maioria, como eu, aprendeu fazendo sozinha, mesmo. Então, bola pra frente que atrás vem gente!
Parabéns pelo blog e um abraço!

Ateliê Drix Pires disse...

Oiiii
Que bom receber NOSSA CASA no Arte em Casa...!!! Seja sempre bem vinda.
Estaremos sempre nos visitando.
Obrigada pelo recado carinhoso!!!
Bjxxxx

Grasiele disse...

Lets, bem vinda! Vi seu recadinho lá no blog, seu cantinho está lindo!Não consegui identificar pela foto que espécie é essa do bonsai, me parece pitanga, é isso?
O excesso de água faz mesmo perder as folhas, mas o que aconteceu aí parece mais uma queda de folhas por causa da pouca luminosidade, elas começam a cair de baixo pra cima e vão enfraquecendo...caso seja por muita água, pare de irrigar até o substrato secar bem e depois volte, caso seja pela luminosidade(a maioria deles gostam de ficar em locais com bastante luminosidade e até sol direto), coloque-o aos poucos em locais claros até ele ir se adaptando, e faça uma adubação com um pouco de húmus de minhoca (1 colher de sopa) misture levemente na terra do vaso e regue um pouquinho, cubra de novo com as pedrinhas.
Espero ter ajudado!
Bjos!

Lidiane Vasconcelos disse...

Vixe, Lets... vou ficar te devendo essa ajuda... sei nadica de nada.

:(

Sorry!

Bom, tem um selinho para você no Bicha. Passa lá depois?

Beijos.

Mel ♪ ♪ disse...

Não entendo nada de plantas, mas estou na torcida pela recuperação do bonsai.

Seu blog é muito legal. Obrigada pela visita.

beijocas da Mel